segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Resenha - Gregor: O Guerreiro da Superfície

Olá galera!! Tudo bem com vocês? Hoje vamos com a resenha do livro escolhido por vocês e agora o resultado das enquetes de "você escolhe" será postado lá na página do facebook, portanto é só curtir (ali na barra lateral) e ficar informado!

Informações Técnicas 

Nome Original: Gregor the Overlander                               Autora: Suzanne Collins
Editora: Galera Record
Páginas: 304
Nota: 5/5

Sinopse 


Dois anos, sete meses e treze dias... Esse é o tempo que a família de Gregor espera por notícias de seu pai. Todos já perderam as esperanças: a avó, que ocupa o único quarto com ar-condicionado da casa; a mãe, que precisa trabalhar em dupla jornada para sustentar a família; e Gregor, que com apenas 11 anos, sempre acaba tendo que dar uma de babá para as duas irmãs mais novas. 
Em um verão especialmente quente em Nova York, Gregor terá que ficar na cidade enquanto Lizzie, a irmã do meio, curte as férias em um acampamento. Cuidando de sua irmãzinha Boots, sua maior "diversão" será descer com ela até o porão do prédio, onde fica a lavanderia coletiva. Apesar de ser divertida, Boots não é lá uma companhia muito interessante: ela só tem 2 anos e nem sequer consegue falar o nome do irmão direito... 
Mas se Gregor achava que aquela seria uma noite como todas as outras, estava muito enganado. Enquanto tenta separar roupas claras das escurar, Boots corre de um lado para o outro atrás de sua bola. E então, brincando por entre as máquinas, ela encontra um duto de ar, que suga os irmãos para um estranho subterrâneo. 
Após uma longa queda, Gregor e Boots chegam a um lugar assustar, e são resgatados por seres muito estranhos: baratas gigantescas e super evoluídas que, longe dos chinelos humanos, criaram uma sociedade no Subterrâneo. Mas elas não são as únicas, as amigáveis baratas levam os dois habitantes da Superfície para Regália, uma grande cidade erguida por seres humanos, que há seculos, seguiram o profeta e desbravador Bartholomew de Sandwich até as grandes extensões de terra sob a Superfície. 
De repente, Gregos descobre que os regalianos acreditam que ele é um guerreiro lendário, cuja vinda fora prevista na mias enigmática das profecias de Sandwich. Agora, apresar de seus protestos, o menino deve liderar um grupo de austeros regalianos, silenciosos morcegos, baratas gigantes e aranhas gigantescas aranhas numa busca que tanto pode libertar seu pai e todo o Subterrâneo da terrível tirania dos ratos, quanto levar à completa aniquilação desse incrível universo paralelo que se esconde sob a cidade de Nova York.

Minha Opinião 

Com esse livro, todos os fãs de Jogos Vorazes vão poder conhecer outro lado da autora. O livro me pareceu ser um pouco mais voltado para o público infanto-juvenil, entretanto é bom do mesmo jeito.

Confesso que achei a proposta do livro um pouco "diferente", talvez até um pouco ousada, afinal, nunca li um livro onde o mundo era um subterrâneo. Tratei-o como outro mundo "qualquer", paralelo ao nosso. A história, em si, é muito legal. Achei que foi incrível como autora conseguiu dosar a ação para caber no livro (ela não conseguiu esse feito em "A Esperança", né... - Gregor tem mais {ótimas} guerras que o último livro de JV) e também gostei do desenrolar das coisas.

Muita gente pensa que é uma série, e sim, é uma série, porém, pelo que eu olhei, não é aquela série onde todos os livros trarão um mesmo vilão a ser vencido no final, ou também que um livro tem uma enorme ligação com o outro. Assim, podemos dizer que se você ler esse, pode parar nesse (ótimo para quem tem o trauma da série completa). O final até dá a entender que tem uma continuação, mas outra profecia, outros personagens e por aí vai.

A narrativa de Suzanne é incrível! Consegue te prender do início ao fim (eu terminei de ler no meio da aula, tipo na hora que tinha que copiar, fiquei lendo na frente do professor (mas ele deixou rs rs), pois não conseguia largar o livro). Uma coisa que eu achei inusitada, é que ela construiu um protagonista para ter 11 anos, porém em alguns momentos ele parecia ter bem mais! Isso mostra uma tremenda evolução da personagem, que vai acompanhando a evolução do enredo. Provavelmente a personagem mais apaixonante do livro, para mim, é Boots. Ela é muito engraçada e você a imagina como aqueles bebês "independentes porém fofos", além do que ela é muito cativante.

Há presença de alguns elementos "estranhos", porém que você se acostuma; são os animais. Tudo bem, tudo bem, tem bicho maluco em tudo quanto que é fantasia, mas (quase) ninguém estranha um minotauro, porém quando você fala baratas gigantes, ratos gigantes malvados e morcegos gigantes, o povo fica com o pé atrás. Mas nada disso interfere na história, pode até ser pelo fato de ser um livro mais infantil que um YA, porém você gosta dos bichos mesmo assim.

Outro ponto é a edição da editora. Ficou muito muito boa! Folhas amareladas, uma tinta forte para as letras, que são razoavelmente grandes e também uma capa muito bonita (que foi estraga pelo maldito adesivo escrito "autora de Jogos Vorazes" - que eu já arranquei, mas ficou meio feio), com relevo "dourado" no título. Meus parabéns para a editora!

O livro é ótimo pessoal. Super recomendado. Eu quero muito ler o 2º livro, não porque seja uma continuação, mas sim porque adorei o universo de Gregor. Quero ver o que mais Collins aprontou antes de colocar crianças numa arena para batalhar até a morte! Eu também gostaria de pedir perdão pela enorme sinopse, mas é que ficou difícil (eu tenho esse problema) em imaginar como contar sobre o livro para vocês; esse enorme texto pode ser encontrado na orelha do livro. Porém vou trabalhar um jeito de contar um pouco mais sobre os livros para vocês e voltar a escrever minhas sinopses um pouco maiores.

Abraços,
Antonio

10 comentários:

  1. Oi Antonio,
    ótima resenha hein?
    Curti a capa do livro.
    Abraços

    // Senhor do Século //

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Dimas. A capa é realmente muito bonita, ainda mais ao vivo!
      Abraços

      Excluir
  2. Gosto da escrita da autora, mas não sei se leria o livro
    parabéns pela resenha

    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pah! Poxa, eu gostei ainda mais da escrita dela lendo esse livro depois de jogos vorazes, fora que, é muito legal!
      Muito obrigado :)
      Abraços

      Excluir
  3. A Suzanne Collins tem realmente se mostrado uma escritora incrível, com obras de qualidade e bem elaboradas. A cada dia sinto mais vontade de ler ela... é realente um gênio! E parabéns pela resenha, percebi que é um livro excelente, assim como toda a obra dela!

    Abraços!

    Peças de Oito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo a leitura das duas séries da autora Diêgo. Jogos Vorazes é incrível, esse livro é muito bom e sua série parece-me ser muito promissora. Espero que a autora lance outro livro que seja tão legal quanto esses!
      Muito obrigado!
      Abraços

      Excluir
  4. Concordo muito com você quando diz que a narrativa da Suzanne prende o leitor. Na trilogia The Hunger Games também é assim, adorei ler aquilo e devorei todos os três livros.
    Ótima resenha, estou pensando em começar a ler outras obras desta autora.. vamos ver né? hahaha

    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A trilogia JV é sem dúvidas incrível, faz com que todos os leitores se apaixonem pela história e pela autora!
      Recomendo a leitura desse livro, ainda mais se você gostou de JV! É muito legal!
      E muito obrigado!
      Abraços

      Excluir
  5. Oi Antonio!

    Eu tenho visto este livro nas promoções da Submarino e queria comprar, mas fiquei meio em dúvida... Agora com sua resenha me animei a ler, gosto desta linha, mesmo que com apelo mais infanto-juvenil... Só travei na hora que citou sobre baratas gigantes... Este inseto me causa um alvoroço interior de tanto pavor que tenho e não sei se gostaria de vê-las nas lindas páginas de um livro... hahahaha

    Abraços!

    Escrev'Arte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha se animado Nadja, Gregor é um livro muito bom! Não ligue para as baratas rs rs rs são animais bem legais no livro e nada asquerosos, no final você gosta delas ainda mais!
      Abraços

      Excluir

 

Visitantes