sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Resenha - Cotoco

Olá pessoal! Tudo bem? Hoje eu venho aqui trazer mais uma resenha para vocês, entretanto vou quebrar a sequência de só resenhas sobre o projeto regressando ao olimpo e espero que vocês gostem!

Informações Técnicas 



Nome original: Spud                       Autor: John van de Ruit

Editora: Intrínseca
Páginas: 392
Nota: 4/5

"Dizem que o primeiro sintoma da loucura é achar que os doidos estão por toda a parte." - Milton, John

Sinopse 


África do Sul, 1990. Dois grandes eventos estão prestes a acontecer: a libertação de Nelson Mandela e, o que para o garoto John Milton é ainda mais importante, o início das aulas no internato.

Cercado por pais no mínimo lunáticos, uma avó gagá e colegas de dormitório para lá de estranhos (com apelidos do tipo Lagartixa, Rambo, Rain Man e Cachorro Doido), John (que graças a suas partes íntimas pouco desenvolvidas é debochadamente apelidado de Cotoco) faz o que pode para se adaptar - e tudo indica que não será fácil. 


Munido apenas da própria perspicácia e de um diário, Cotoco vive uma série de situações bizarras e divertidas: de mergulhos proibidos no meio da madrugada a acirrados campeonatos de críquete, passando pela caça ao fantasma de um professor e por catastróficas férias em família. E é nas páginas de seu diário que acompanhamos o peculiar - e sobretudo engraçadíssimo - funcionamento da mente de um garoto de 13 anos ao descobrir a vida, a amizade... e a pluralidade da fauna humana.  



"Até a mamãe achou engraçado que as malas da Wombat servissem como moeda internacional de corrupção."


Minha Opinião 

Esse é um livro que muitos já falaram. Todos diziam que era muito engraçado. Entretanto, contudo, todavia, porém o sem graça que vos fala não achou o livro lá muito engraçado. Digo, não era aquela coisa que me fazia rir a cada minuto. O livro até que é divertido, ótimo para passar o tempo e também para se distrair, só que eu não achei lá muito engraçado, achei normal. como qualquer outro. Até meio bobo às vezes. Creio que o autor quis colocar a vida de um adolescente misturada com momentos de comédia, bem não deu 100% certo, mas até que essa mistura fica legal em algumas partes.  


O livro não tem exatamente uma história. É a vida de um garoto. Acompanharemos como foi o seu ano, como ele se sente e como foi sua adaptação na nova escola. Teremos o caso das cuecas roubadas, do fantasma do professor e muitos outros que vão se desenrolar ao longo da história. Porém, esse livro ainda traz uma reflexão sobre a adolescência e como essa pode ser difícil. Os primeiros amores de Cotoco e sua relação com a família nos mostraram isso. Além de tudo isso eu adorei a abordagem histórica na qual o livro foi inserido, foi muito legal conhecer um pouco mais do universo da África do Sul. 

A narrativa do autor é muito legal. A escrita é leve e muito fluida, você se sente na pele de Cotoco e ao mesmo tempo tem vontade de não largar o livro (tanto que a leitura é muito rápida, as páginas avançam e você nem percebe), só para saber o que o próximo dia nos aguarda. Fora a ótima narrativa, o autor ainda inseriu personagens cativantes, que ajudam a compor o enredo da história, este que foi muito bem construído. 


Por fim, uma coisa que gostei bastante no livro foram as diversas alusões culturais feitas ao longo do livro, isso porque Cotoco fica muito amigo do seu professor de inglês e este empresta ao garoto vários livros e discute com eles sobre eles. São citadas grandes obras, como Apanhados no Campo de Centeio e Senhor dos Anéis. Além do mais o autor também faz diversas alusões históricas, assim como já mencionei.  



Por mais que esse livro tivesse certo "teor sexual" - escrito numa linguagem mais adolescente, o tornou tais partes cômicas - confesso que eu gostaria de ler as continuação, mas fico chateado pois creio que a Intrínseca, que fez um trabalho tão legal na edição desse livro, não vai lançar os outros livros da série, uma pena, pois creio que fariam sucesso, assim como esse. Uma pena também saber que a adaptação desse livro para o cinema não chegou no Brasil e nem virá, pois pelo que me lembro o filme é de 2010, bastante tempo atrás. 

É isso pessoal. Espero que tenham gostado e me contem o que acharam do livro caso já tenham lido. 

Abraços, 
Antonio  


"Passei os últimos dias ensaiando algumas das canções de Oliver e lendo O senhor dos anéis. Já estou bem adiantado na terceira parte da trilogia, 'O retorno do rei'. O Guv tem toda a razão: é um livro tão extraordinário que nem dá para explicar direito. Merece cinco estrelas no sistema Milton de crítica literária, que ainda vai ser muito famoso."

4 comentários:

  1. Já ouvi muitos elogios em relação a Cotoco e confesso que quero muito lê-lo.
    Acredito que cada pessoa tem uma perspectiva diferente (é claro), alguns acham extremamente engraçados, já outros nem tanto. Aliás, o que agrada a maioria, pode não agradar a você e também a mim, concorda? rs

    Existe livros aí que quando fui ler, estava com a expectativa super alta, achando que era bom como falavam, mas terminando a leitura, fiquei procurando o "bom" que tinham comentando.

    Enfim, parece ser um livro divertido, para passar o tempo e se distrair... :)

    Beijos.
    http://umajovemleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Bruna, eu recomendo a leitura para passar o tempo, sem esperar enormes reflexões. O livro é bem divertido só não me fez gargalhar como todos falaram que faria!
      Espero que goste do livro caso venha a ler e concordo plenamente com você! Nem sempre a opinião de um é igual a de outro, né!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi parceiro!

    Tenho visto alguns comentários sobre este livro mas não sei, não me decidi ainda em lê-lo... Acho que este vai passar. :)

    Abraços!

    Escrev'Arte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nadja!
      Ahh, o livro é legal parceira! Não é lá o mais engraçado do mundo, mas é bem divertido . Espero que uma hora em que esteja querendo se distrair você possa gostar do livro!
      Abraços

      Excluir

 

Visitantes