Informações Técnicas
Nome original: Nineteen Eighty-Four
Autor: George Orwell
Editora (na minha edição): Companhia Editora Nacional
Páginas (na minha edição): 277
Sinopse
1984. O mundo é dividido em 3 blocos - Oceania, Eurásia e Lestásia. A Oceania é governada pela figura conhecida como "Grande Irmão", um dos membros do "Partido". Nesse contexto vamos acompanhar um pedaço da vida de Winston Smith, um homem que até então, como as outras pessoas da Oceania, vive sob o regime "socialista" (ditatorial, eu diria) do Partido. Correndo o risco de ser pego pela Polícia do Pensamento, Winston resolve escrever um diário, onde, ao entrar em contato com ideias mais "revolucionárias", buscará entender, qual época era melhor, a com ou a sem o Grande Irmão?
Minha Opinião
O livro é extraordinário, porém ao mesmo tempo intrigante! É uma distopia clássica e, um pouco diferente das distopias atuais (que a pouco tempo eram a nova moda literária YA), ele não foca no romance (tá legal, até tem um romance, e esse tem até um papel de mudar o rumo da história, porém ele é totalmente diferente do romance de Jogos Vorazes, por exemplo, é algo mais adulto, menos sentimental, mais sórdido).
O principal - e melhor - ponto do livro foi a sociedade criada por Orwell! Ela veio após todos aqueles acontecimentos do Século XX, que todos nós conhecemos (1ª e 2ª guerra, revoltas de cunho socialista...) e se propõe a mudar todas as "besteiras" cometidas pelos antigos governantes. O modo como ele insere as pessoas na sociedade, como elas são obrigadas a ver seus filhos crescendo como espiões -e pior, até gostando disso. Como as pessoas devem trabalhar, como elas são OBSERVADAS, sim pessoal, observadas por meio de um aparelho chamado teletela dentro de suas casas, é incrível!! O autor conseguiu até criar uma nova linguá, só para vocês terem uma ideia. Com certeza as atitudes do Grande Irmão são tão extraordinárias (não porque são boas, mas sim devido as proporções que atingem) que não podemos deixar de sentir ódio dele! Ele consegue ao mesmo tempo mudar a história e a cabeça das pessoas; controlar os sentimentos, privar o amor e o sexo, e consegue estabelecer desigualdade numa sociedade dita socialista!
Os dois pontos que mais me intrigaram - e me intrigaram pois ficamos pensando e aplicando eles em nosso dia a dia. O primeiro é a constante "observação", da qual somos vítimas. Será que estamos com 100% de nossa privacidade conservada? Ainda mais agora nesse mundo tão tecnológico. Pense bem, qual é o nome do reality show internacional onde todos são observados? E agora, qual o nome do governante dessa sociedade (isso já deu até em processo)? Outro ponto são os governos em geral. Querendo ou não, muitos ainda impõe ideias, dogmas, "estilos", querem controlar a mente da população, submetendo muitas vezes a população a regimes autoritários.
A narrativa do autor é muito densa, assim como a história (que em alguns pontos torna-se realmente mais pesada de se ler), porém, é ótima de se acompanhar e muito gostosa de ler! Talvez, algo que canse a história sejam os longos parágrafos descritivos, que recheiam o livro, entretanto, fora isso, a história é eletrizante.
Um ponto, que eu li na internet, é que muitos afirmar que a obra é uma apologia ao socialismo. Caso você tenha lido e sentiu isso em algum momento, preste bem atenção!! O Grande Irmão (junto com o Partido) se diz socialista, afirma que a Oceania é socialista e olhe a situação em que vivem! Em diversas passagens do livro, Orwell (que até onde foi me informado era comunista {momento wikipédia: carece de fontes}) afirma um lado negro do socialismo, mostra a que ponto a sociedade chegou, a que ponto a obsessão pelo poder levou alguém.
Muitos não sabem, mas agora, com o recente vazamento de informações a respeito da "espionagem" norte-americana (que se popularizou com um site chamado "Obama está lendo seu e-mail"), as vendas de 1984 dispararam, principalmente por o livro abordar essa temática, do limite, muitas vezes tênue, entre a privacidade e o governo.
Livro incrível e recomendado! Agora, podemos refletir, será que realmente esse governo autoritário, que não nos deixa liberdade nem para o pensamento, está somente nas páginas de Orwell? Será que estamos totalmente sozinhos ao usar o facebook? Ao fazer nossas pesquisas no google? E o "sorria, você está sendo filmado", não pode valer para toda e qualquer hora? Pensemos, também, no momento que o Brasil recentemente viveu, uma juventude que resolveu mostrar aos políticos que realmente não querem mais ver o país nessa situação, e a reação dos corruptos, muitas vezes opressores e autoritários conseguindo seus votos através das mazelas da população e que pensam em aprovar a PEC-37 (dentre outras). Será que esses políticos não seriam ali, "colegas" do grande irmão, que utilizam a mídia para privar a população, além de, logicamente, reprimir quem está acordado?
"Guerra é Paz.
Liberdade é Escravidão.
Ignorância é Força."
É isso pessoal! Espero que tenham gostado! Se já leram o livro, comentem o que acharam aí nos comentários e nos vemos em breve!
Até mais,
Antonio
Obs: Como eu não queria deixar o blog muito parado e vocês sem post, eu preparei uma surpresa que irá aparecer semana que vem! É simples, mas espero que gostem! Continuem comentando, lendo e votem na enquete ali do lado, ok!
Até mais,
Antonio
Obs: Como eu não queria deixar o blog muito parado e vocês sem post, eu preparei uma surpresa que irá aparecer semana que vem! É simples, mas espero que gostem! Continuem comentando, lendo e votem na enquete ali do lado, ok!
Oi Antônio!!
ResponderExcluirUau, já ouvi falar deste livro, mas ele acabou caindo em esquecimento! Quero ler, obrigada por me lembrar!!! Vou procurar por aqui.
Surpresas? Ahh, eu adoro. haha
Abraços e boas leituras!
Escrev'Arte
É horrível quando isso acontece né! hahahahaa Você quer ler um livro, guarda o nome mas depois esquece! Os blogs além de me apresentarem vários livros me relembraram alguns também! L
ExcluirLeia Nadja, ele é incrível!
hahaha surpresas são sempre boas!! Que bom que gostou da tag reescrevendo!!
Abraços
Adoro a análise feita pelo autor, com essa construção de cenário, acredito que se compara (um pouco) à Laranja Mecanica de Anthony-B.
ResponderExcluirNossa, a sociedade dele é incrível cara! Bem eu ainda não li Laranja Mecânica, mas me falaram que é um distopia, então talvez acabe se assemelhando ao 1984 (governo autoritário, falta de privacidade...)
ExcluirTenho muita curiosidade/vontade de ler esse livro hihi parece ser mtmtmt bom :)
ResponderExcluirParabéns pelo blog hihi
http://www.incriativos.blogspot.com.br/
Ele é muito bom mesmo! Leia o mais rápido possível!
ExcluirObrigado!
Esse eu quero, A.G.O.R.A.
ResponderExcluirSuas resenhas me deixam com vontade de ter o livro na mão no exato momento que termino de lê-la.
O modo como você descreve o que gostou, o entusiasmo é contagiante.
http://entreversoseparagrafos.blogspot.com.br/
Muito obrigado Néury!! Fico muito feliz em saber que gosta das minhas resenhas e fio ainda mais feliz em saber que elas lhe motivam a leitura do livro!! Olha, recomendo 1984 e espero que você também goste (depois, venha aqui contar o que achou, ok)!
ExcluirAbraços