domingo, 21 de julho de 2013

Resenha - Cruz de Fogo

Olá pessoal!! Tudo bem com vocês? Hoje, depois de um longo período de ressaca literária, venho trazer a resenha do livro "Cruz de Fogo", do autor parceiro Luiz Cézar.

Informações Técnicas 

Nome Original: Cruz de Fogo                                 Autor: Luiz Cézar 
Editora: Clube de Autores 
Páginas: 198   

"Tenho uma história para contar, mas antes quero deixar claro que certas batalhas não podem ser desviadas de nossas vidas."

Sinopse 


Um jovem milionário Brasileiro morando em Ottawa, Canadá, é também um promissor mago de uma organização mística e política de alcance global. Ele deixa de concordar com os métodos usados por seu mestre. É considerado traidor e tem de enfrentar seu mentor em um confronto desigual. Vencido, ele desiste de fazer parte da ordem que defendeu durante dez anos de sua vida, mas sabe que também para isso terá de enfrentar a fúria de seus ex-colegas magos. Em meio a essa turbulenta decisão o rapaz ainda necessita transformar seu pensamento para conseguir ter uma vida normal como as demais pessoas, sem a influência de uma organização milenar e corrupta dirigida por homens gananciosos obcecados por poder.  Frente a toda essa situação e sem perspectiva de conseguir se salvar o jovem conhece um novo amigo que lhe resgata das garras da morte e mostra o caminho para confrontar o poder da corrupta ordem vermelha. Um senhor simples que ajuda voluntariamente a uma pequena comunidade nos arredores do centro da cidade, ensina o jovem ex-mago sobre várias novas coisas e o ajuda a se libertar das correntes e redomas mentais, dos sofismas e dos enganos impostos pelos antigos mestres do fogo. Finalmente ele começa uma nova etapa da vida, usufruindo das boas coisas que estão a sua disposição, conhece o amor de uma bela jovem e sente uma paz de espírito que nunca antes havia experimentado. Porém, seus antigos companheiros, como fantasmas, retornam para puni-lo pela deserção e o mestre cujas idéias levaram a um brusco rompimento deseja que o antigo aluno pague com a vida por não apoiá-lo.     

Minha Opinião 

Magia. Política. Lutas. Deus. É isso, e muito mais, que encontramos no livro Cruz de Fogo.  É livro muito, muito legal pessoal! O primeiro ponto que não posso deixar de comentar é sobre o vilão, Donovam, gente o cara não tem o mínimo de escrúpulos de um ser humano comum!! Ele mata, manda matar, quer "governar o mundo"!! Enfim, um dos melhores vilões que eu já vi, afinal se é para ser vilão, que seja direito! 
Ao longo livro, acompanhamos uma narrativa onisciente, que é ótima para podermos observar toda a mudança psicológica e espiritual  sob a qual o protagonista, Alam, é submetida. Essa análise do narrador "que sabe de tudo" é incrível também nas batalhas, onde podemos ver todo o desgaste dos envolvidos. 
Só tenho uma crítica a fazer, que é em relação a queda que o livro sofre. O livro começa de maneira brilhante, já com batalhas e a vida do protagonista mudando completamente. Entretanto, essa vida dará uma estagnada, tudo bem, normal, ele tinha que por a cabeça em ordem. Só que essa estagnada começa a durar um pouco demais, você começa a acompanhar uma rotina de um homem comum reconstruindo sua vida. Mas esse livro não merece uma crítica em relação a essa queda pois, ok ela foi meio cansativa de ser lida, o livro pode ficar um pouco enfadonho, porém a reviravolta é espetacular!! Temos mais batalhas incríveis e a partir daqui eu não falo, pois senão, vira spoiler! Mas pessoas, o que foi o final, foi muito bom e eletrizante!! 
Eu só tenho um aviso aos possíveis leitores dessa obra. Caso você tenha alguns tipo de "aversão" (vamos colocar assim) a assuntos relacionados ao Cristianismo e a Deus, esse pode não ser seu livro favorito, pois sim entramos em contato com cultura cristã, Deus é louvado, existem trechos da Bíblia na história. Poderíamos dizer que o livro é até cristão, entretanto esses fatos podem até ser relevantes para a história, porém da mesma forma você pode passar por cima, até porque esses fatos não são de difícil compreensão. 
O autor - que se prende bastante a uma narrativa detalhista, porém ótima de se ler, uma narrativa muito boa e que flui - nos mostra, de maneira genial, a cidade de Ottawa, no Canadá, onde a história é situada. Eu, particularmente, adoro esse recurso, pois te faz vivenciar muito mais a história, podendo explorá-la de maneira muito rica. 
Em suma pessoal, o livro é muito bom! Trata de temas bem interessantes, tais como já citei, uma mistura de magia e política. Além de que, esse livro nos traz algumas reflexões, como a de que "será que o poder é realmente a coisa mais importante?" ou "será que não é bom nós sermos um pouco mais altruístas, pensarmos nos outros, valorizar o que fazem por nós, além de valorizar os pequenos momentos da vida?". O autor está de parabéns com o livro e eu, claro, recomendo!! 

"[...] o dia sempre retorna depois da noite, por mais escura que esta pareça."  


4 comentários:

  1. "Se é pra ser vilão, que seja direito!"
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK adorei vei!
    Ótima resenha, parabéns. Quero muito ler este livro...

    Abraços.

    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ser né! kkkkkkkkkkkk Aqueles vilões que não fazem vilania não tão com nada kkkkkkkkkkk
      Obrigado! E leia sim, é bem legal!!
      Abraços

      Excluir
  2. Olá Antonio.
    Primeiramente quero agradecer a você pela bela resenha que fez do meu livro Cruz de Fogo. Sua opinião sobre o livro é realmente muito importante para mim como autor, pois vai me ajudar a melhorar cada vez mais minha forma de escrever.
    Vou divulgar a resenha do seu blog no Facebook, no blog do livro e no meu próprio blog.

    Informo também que se alguém desejar ler o livro, eu posso enviar gratuitamente o arquivo digital em pdf ou e-pub para leitura em tablets e ou smartphones. Basta deixar uma mensagem no meu blog: http://luizcezarescritor.blogspot.com.br/

    Obrigado novamente Antonio.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso Luiz! Fico feliz que tenha gostado da resenha! Eu que agradeço pela oportunidade que você me deu de ler sua obra e muito obrigado pela divulgação!
      Obrigado pelo convite! Talvez mais para frente solicite outro título!
      Abraços

      Excluir

 

Visitantes