terça-feira, 25 de junho de 2013

Conversa de Leitor #2

E aí pessoal! Tudo bem com vocês?? Hoje eu resolvi fazer mais um "conversa de leitor" que é aquele nosso debate sobre temas literários! Escolhi um tema meio antigo, mas ainda muito polêmico e que gera muitas dúvidas e pessoas "em cima do muro". O tema é:

E-Books x Livros Físicos 

Num mundo tão tecnológico como hoje, é praticamente impossível você encontrar algo que não seja afetado pela tecnologia moderna. Os livros foram! O mercado dos chamados e-books, versões digitais de livros físicos, vem crescendo cada vez mais! Não podemos deixar de lembrar que já por volta de 2009 já existiam  e-books, porém não muitos aparelhos para poder lê-los. Depois da explosão dos tablets, que na minha opinião tem uma tela muito clara, muita luz, o que cansa mais rápido a leitura, vieram os e-readers, dentre os mais conhecidos, "Kindle" da Amazon e "Kobo", onde no Brasil foi lançado pela Livraria Cultura. Eu, que recentemente adquiri o Kindle (versão mais simples),posso dizer que gostei muito da experiência. Já tinha lido em tablets antes, porém não gostei muito. Na nova tela E-ink (se não me engano esse é o nome) vivemos a experiência de uma página, sem reflexão de luz e muita luz interna por exemplo, parecendo tinta. Lógico que temos benefícios em e-books, o preço (que no Brasil ainda estão bem altos - valendo apena ainda comprar os físicos - porém quem nunca procurou e-books de graça na internet que atire a primeira pedra {não vejo problemas em procurar livros que estão 30 reais gratuitamente na internet}, isso gera muita economia) e a praticidade de um pequeno aparelho onde podemos levar mais de 1000 livros. Porém os e-books não nos proporcionam aquele "ritual" literário, pegar o livro, sentir a capa, as páginas, o cheiro e posteriormente encher nossa estante para que ela fique mais linda! Mas pensemos numa coisa, muitos dizem que os e-books não são livros! Ok, a música que você tem no seu celular não é música? Só temos músicas em LP's? E os filmes que você vê no computador (legal ou ilegalmente) não são filmes? Só funciona comprando DVD ou indo ao cinema? Então, por que os e-books não são livros? Na verdade, eles são o primórdio dos livros, afinal ninguém escreve mais livro de maneira manuscrita né!! O principal ponto que acho que une os e-books aos livros físicos (e prova que nenhum irá substituir o outro -- não paramos de vender cd's porque o 4shared existe) é que AMBOS proporcionam a experiência incrível da leitura, o conteúdo, a escrita e a história se mantem iguais!! Dê uma chance a ambos (e não caia, como muitos, no golpe 50 tons de cinza né!!). E aí, o que acham dos e-books? Tem algum e-reader/tablet? Só optam pelos físicos? Vamos debater nos comentários!


E aí, tem algum tema que gostaria de ver aqui no "Conversa de Leitor"? Quer debater sobre algo? Proponha nos comentários!
Abraços,
Antonio



10 comentários:

  1. Não vou mentir que uma vez e outra já baixei algum livro em pdf para ler no computador (mas só porque estava demorando de mais chegar nas livrarias), mas eu SEMPRE vou preferir o livro físico, além de cansar em absoluto as vistas, tem também o fato de que seu aparelho com os e-books pode descarregar e você não ter um lugar apropriado para poder carregá-lo de volta. E outra coisa também, é o fato de que os preços nem são assim tão melhores, já vi em alguns lugares o e-book mais caro que o livro físico, o que é um absurdo!!
    Acho que futuramente pode sim acontecer a troca de livro físicos, para e-books, mas vai demoraaaar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros físicos são muito bons pois podemos ter a leitura com todo aquele ritual né! Mas por exemplo o Kindle e o Kobo vem com bateria de duração de 1 mês e pesam menos do que um livro! Bem acho que existem pontos positivos e negativos em ambos e eu particularmente gosto dos dois!!
      Olha acho até difícil o e-book dominar o livro físico, esse medo foi criado, eu acho, devido a alta adesão da utilização de livros físicos em ambientes escolares e de faculdade por exemplo, mas como ainda cd e ipod convivem bem, pq o livros não né? E olha a Amazon e Kobo Books perderam totalmente a mão, transformaram os leitores em tablets (e até os chamam assim) e como existe a obsolência, os leitores bons, porém mais antigos, saem do mercado!! Mas cara, posso dizer que os leitores maximizam minha leitura (e economizam meu dinheiro kkkkkkk)

      Excluir
  2. Eu prefiro os físicos até porque na internet as vezes cansa e as vezes não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, ler no computador é horrível!! Mas os e-readers são ótimos!

      Excluir
  3. Eu sempre prefiro os físico mas os e-book eu uso mais pra adiantar alguma leitura ou outra coisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, os e-books ajudam principalmente nisso!! Você pode por exemplo ler um livro e se gostar comprar e colocar na coleção! Se não gostar já leu, mas não precisa gastar! Esse é o benefício dos e-books

      Excluir
  4. Creio que os livros físicos são e sempre serão o preferidos da maioria; confesso que são os meus; mas desde que passei a consumir os livros virtuais, minha biblioteca particular triplicou de tamanho sem ocupar nem um milimetro a mais de espaço na minha casa. Além disso, há outras vantagens como a mobilidade, pois posso carregar vários livros comigo quando faço alguma viagem sem ter de levar mais malas, algo que não poderia fazer com exemplares físicos.
    Particularmente, eu incentivo a leitura dos livros físicos, mas como autor também de livros virtuais, incentivo e apoio a disseminação dos ebooks e das novas tecnologias desta tendência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que os físicos carregam a preferência (até minha) devido a sua tradicionalidade, você comprar, sentir as folhas, a capa, cheirar kkkk, receber em casa... porém os e-books facilitam muito no ritmo de leitura!! E trazem vários benefícios também! Eu particularmente gosto dos dois e concordo plenamente com sua atitude de disseminar os dois, enquanto houver um leitor de e-books, sempre haverá um leitor de livros físicos! Acho que a principal barreira a ser quebrada é que de e-books são iguais aos livros!! Não tem a páginas para serem sentidas, realmente (e o cheiro dos leitores de e-books não é lá muito bom kkkkk), porém ambos deixam a gente caminhar pelos maravilhosos universos da leitura!

      Excluir
  5. Sou fã do cheiro do livro, da textura e tudo mais. Porem, sa vezes, fica dificil carregar tantos para todos os lados. Com isso acabei entrando para os ebooks também.

    pormaisuma.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que esse é o principal benefício dos e-books, a praticidade!! Mas, como disse a Pam, do vlog literário Garota It (descobri um vídeo dela falando sobre isso ontem), é muito mais importante consumir a história, ai os livros que você realmente gostar você compra!

      Excluir

 

Visitantes