sexta-feira, 21 de junho de 2013

Resenha - Divergente

E aí pessoal! Tudo bem? Bem a minha ansiedade é alta então eu resolvi logo escrever a resenha de divergente kkk espero que gostem!

Informações Técnicas 


  

Nome original: Divergent 
Autora: Veronica Roth 
Editora: Rocco 
Páginas: 504 

Sinopse 

Abnegação. Audácia. Erudição. Franqueza.Amizade. Altruísmo, coragem, inteligência, honestidade ou bondade, qual é a sua melhor habilidade? Escolha sua facção ou você pode viver na escória da sociedade, se tornando um sem facção ou seja um Divergente. E é isso que irá acontecer com Beatrice "Tris" Prior. Ao completar 16, nessa Chicago futurista, todo adolescente terá que escolher uma facção, podendo ser até diferente da qual você nasceu. Para ajudar é fornecido um "teste de aptidão", funcionando como um teste vocacional. Ao realizar esse teste a Beatrice irá descobrir que na verdade é uma Divergente, uma pessoa com mais de uma característica, ou seja, poderia pertencer a mais de uma facção. Nisso, quem lhe aplicou o teste diz que isso pode ser perigoso, pedindo para que a menina mantenha isso em segredo, mas por quê? E qual facção Beatrice irá escolher? Afinal, o que há de misterioso nessa tão perfeita sociedade?  

Minha Opinião 

Pessoas, que livro incrível!! Tudo em "Divergente" é legal.  Podemos começar falando da sociedade criada por Veronica Roth, que é muito bem feita. Conseguimos observar que seus habitantes criam uma visão perfeita dela, achando que tudo está ótimo como está, além disso vemos a importância de viver em sociedade para os habitantes, estes não gostariam de ser um sem facção (que ou são mendigos ou trabalham em empregos que ninguém mais quer). Também temos um pouco de intrigas políticas e dentro de tudo isso o dilema "Você é 100%?", ou seja, você é totalmente a característica da facção em que você está? Isso é o que Veronica tenta desmistificar, ela que dizer que todos somos divergentes. O altruísta também pensa em si, os corajosos também tem medo e os honestos também podem querer mentir. 

Outro ponto que posso citar de bom nesse livro são os personagens. Todos são bem construídos. A Tris é apaixonante (minha nova amante literária), ela se mostra "fraca" no início, pois veio da abnegação - ou seja, para o resto da sociedade, os caretas - mas vai amadurecendo bastante e ficando forte e decidida, o que é bem legal! Quatro também ficou bem maneiro - bahh mais um romance adolescente kkkk - se mostrou meio malvado e calado, mas descobrimos mais sobre ao longo da trama. E também tem o Peter, que te dá raiva assim que ele aparece no livro, ele é muito idiota, mas é legal xingá-lo!! 

A escrita de Veronica não nos deixa críticas. Ela é ágil mas nos faz refletir. A história flui muito rapidamente e de maneira muito divertida, contada do ponto de vista da Tris. Narrativa da Sra. Roth nota 10! A respeito do início do livro (ou seria quase 70% dele kkk), ele é focado na inicialização de Tris na nova facção, o que é bem legal e a ótima escrita da autora não deixa cair no tédio.  Talvez o mais legal que a autora fez foi esconder o final, não o deixando previsível, você não imagina o que irá acontecer, pois simplesmente ela só revela isso ao longo do final do livro!!

Divergente também ganhará uma adaptação cinematográfica que parece ser bem legal!! Mas leiam o livro antes, não para comparar com o filme, mas sim pois ele é ótimo! O livro que dá continuidade a este chama-se Insurgente e já está a venda no Brasil (eu já to lendo =D) e o último livro da trilogia - Allegiant - será lançado em Outubro. Veronica Roth também publicará pequenos contos, com o ponto de vista do personagem Quatro, aparentemente serão 4 livros, todos em e-book, assim como ela fez com o conto "Free Four", um capítulo de Divergente contado por Quatro.

Obs: Confesso que no início foi difícil não lembrar - e comparar - de Jogos Vorazes, já que este trouxe o boom de distopias. Porém ao longo do livro você vai vendo várias diferenças, talvez a única semelhança seja o teor mais revolucionário do livro - que não podemos deixar de lembrar do momento que o nosso país vive né!



"Uma escolha define quem são seus amigos
Uma escolha define suas crenças 
Uma escolha determina sua lealdade...Para sempre 
UMA ESCOLHA PODE TE TRANSFORMAR" 

 





0 comentários:

Postar um comentário

 

Visitantes