sábado, 22 de junho de 2013

Resenha - Os Diários do Semideus

E aí galera!! Tudo bem? Hoje eu trago para vocês a resenha do livro "Os Diários do Semideus", ele não entrará no projeto Regressando ao Olimpo, mas quando estiver postando sobre "Os Heróis do Olimpo" coloco a resenha dele lá ok!! Dessa vez eu peguei a sinopse "original" pois o livro é de contos, então não consegui pensar numa sinopse única. Espero que gostem...

Informações Técnicas 


 

Nome Original: The Demigod Diaries
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 290

Sinopse 

Todo jovem semideus precisa se preparar para um árduo futuro: destruir monstros, aventurar-se pelo mundo e lidar com os temperamentais deuses gregos e romanos. Nesse volume recheado de relatos inéditos, retratos e entrevistas com personalidades do Olimpo, diagramas e brincadeiras criados pelo Escriba Sênior do Acampamento Meio-Sangue, Rick Riordan, Percy Jackson e seus amigos vão encarar inimigos perigosos e tarefas mortais. As lições aprendidas com essas histórias poderão salvar a vida de qualquer semideus!

Minha Opinião 

O livro "Os Diários do Semideus" é o livro extra lançado até o momento da série "Os Heróis do Olimpo". O livro nos apresenta 4 contos e eu vou falar um pouquinho de cada um.

1 - "O Diário de Luke Castellan": Esse é o conto onde veremos o que ocorreu com Luke e Thalia antes deles chegarem ao Acampamento Meio Sangue.  A história é bem legal e nos é apresentado o ponto de vista do Luke e esse conto é fundamental para quem quer saber porque o Luke fez o que fez na série "Percy Jackson e os Olimpianos". Ele contará o episódio onde Luke e Thalia vão parar na casa de um velho misterioso chamado Hal, que também é um semideus. Lá eles vão precisar lutar para achar um jeito de sair dali e com esse conto vemos que os deuses não são tão legais assim.

2 - "Percy Jackson e o Cajado de Hermes": Esse foi talvez o meu conto favorito pois eu sentia um pouco de falta das narrações do Percy e dos momentos dele com a Annabeth. Essa história se passará entre "O Último Olimpiano" e "O Herói Perdido", então poderemos ver como Percy esta feliz com a Annabeth até que Hermes chega e pede ajuda ao herói, pois seu cajado foi roubado. Ela tem um que mais romântico mas mesmo assim ficou muito legal! (Até porque eu gosto muito da Annabeth kk)

3 - "Leo Valdez e a busca por Buford": Esse foi o conto que eu achei mais chatinho, não que eu não goste dos novos personagens, é que eu não gostei de uma história totalmente focada neles. Mas o enredo é legal e o Leo é engraçado. Ele é contado em 3ª pessoa e o que ocorre é que Leo, enquanto está trabalhando no Argo II, perde sua mesa (que "tem vida") chamada Buford, e ele precisa encontrá-la. Nisso eles encontrarão algumas ninfas seguidores de Dionísio e eu vou parar por aqui senão é spoiler!  Eu coloquei essa história entre "O Herói Perdido" e "A Marca de Atena", ou seja seria durante o desenrolar de "O Filho de Netuno",talvez.

4 - "Filho da Magia": Esse conto ele não foi escrito pelo Rick Riordan, e sim por seu filho, Haley. Achei muito legal a iniciativa do pai de colocar uma história do filho a respeito do universo de Percy Jackson, já que este surgiu por causa de Haley. A história é focada em três personagens, Alabaster, Dr. Claymore e Lâmia. Saberemos um pouco do que aconteceu com um dos semideuses que lutou ao lado de Cronos na Guerra Olipiana e esse semideus é Alabaster. Dr. Claymore é um autor de livros sobre a morte muito cético que se se surpreende ao encontrar esse universo grego em pleno século XXI. Lâmia será a vilã e a irmã de Alabaster, mas vou parar por aqui também pois pode virar spoiler!

Posso comentar primeiro a respeito do trabalho estético do livro, que ficou muito bonito. A capa é dura, as folhas levemente e perfeitamente amareladas, são folhas grossas e com uma letra um pouco grande (nada absurdo). O livro é o maior dos livros extras lançados até agora e além das 4 história temos ainda uma entrevista com as cobras de Hermes, algumas ilustrações (sobre as 3 primeiras histórias) muito bem feitas e também atividades. Além disso, podemos ver no meio do livro, 8 páginas com fotos (coloridas) de alguns personagens da série. Qualidade estética, nota 10!


A escrita do Rick continua ótima e muito legal de se ler e também a de seu filho é muito boa. O que Sr. Riordan faz ao longo das duas últimas histórias é dar "pistas" a respeito do que acontece na série "Os Heróis do Olimpo", como se quisesse avisar aos semideuses o que ainda está por vir. O livro eu caracterizo com um livro para fãs, até por que EU acho que se você for lê-lo sem ter lido os outros vai até entender, mas vai ficar com muitas dúvidas. Eu não sei quando foi lançado nos EUA, provavelmente também antes da "A Marca de Atena", porém acho que teria sido legal aqui no Brasil ser lançado um pouco antes também, pois podemos perceber uma certa cronologia nas histórias.


"Confuso? Bem vindo ao meu mundo!" 



0 comentários:

Postar um comentário

 

Visitantes